NO AR

@uto Dj

Com: DJ Virtual
Horário: O dia todo
ENQUETE

O que você achou do nosso novo site?

Excelente
Ótimo
Muito Bom
Bom
Regular
Ruim
Péssimo
+ ou -

Curta nosso Facebook

REDES SOCIAIS
            
RadiosNet

Ouça nossa rádio em seu smartphone ou tablet pelo app RadiosNet

ESTATÍSTICAS
   Visitantes:  8488
    Usuários Online:  401
 

III Congresso Online Internacional de Inclusão e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual

O Portal da Deficiência Visual fará realizar entre os dias 15 e 17 de dezembro de 2017, a terceira edição do Congresso Online Internacional de Inclusão e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Visual, através de videoconferência, com tradução simultânea para os idiomas português, inglês e espanhol, de forma a permitir a participação de congressistas e palestrantes de todas as partes do mundo.

PÚBLICO ALVO: Pessoas cegas ou com baixa visão e seus familiares, profissionais envolvidos com a temática da inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência visual e todos os membros da sociedade que se interessem pelos temas abordados.

LOCAL: O evento acontecerá em ambiente virtual, e será transmitido pela internet através do Portal da Deficiência Visual.

Neste espaço, pretende-se promover um intercâmbio de experiências que vêm dando certo em distintos países, a fim de proporcionar um canal de interação e multiplicação de idéias que possam ser replicadas pelos participantes, promovendo assim, uma ampliação das percepções de mundo destes que, envolvidos com a temática da inclusão e reabilitação das pessoas com deficiência visual, possam entrar em contato com novas formas de abordagem da educação e do desenvolvimento de uma pessoa cega ou com baixa visão, e tornarem-se multiplicadores do conhecimento construído neste espaço.

Nas duas primeiras edições, tivemos mais de 2.000 participantes inscritos, provenientes de 49 países de todos os continentes do mundo.

Neste primeiro momento, estamos informando apenas a abertura do prazo para o envio de submissão de propostas, destinado àqueles que tenham interesse em compartilhar suas experiências, projetos e pesquisas na área da deficiência visual.

Posteriormente, abriremos as inscrições gratuitas para os interessados em participar deste evento na condição de congressista, fique atento!

O interessado em apresentar trabalho neste congresso, deve gravar uma palestra em vídeo de no máximo 60 minutos, e enviar o link do Youtube juntamente com o artigo em texto até o dia 30 de setembro para o e-mail contato@deficienciavisual.com.br, conforme instruções a seguir:

Os trabalhos devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, e classificados nos eixos temáticos definidos para o evento, sendo que a palestra e o artigo devem ser enviados no mesmo idioma.

Na seleção dos temas a serem aprovados, terão prioridade aqueles cujos conteúdos apresentem uma aplicação prática na vida e no trabalho cotidiano das pessoas com deficiência visual, seja pela possibilidade de se replicar os métodos e recursos apresentados, ou de se implementar a abordagem filosófica existente no conteúdo trazido pelo palestrante.

Todos os palestrantes terão a possibilidade de divulgar seus projetos, ONGs, empresas e páginas web na lista de apoiadores no site do evento, além da exibição da URL de sua página no rodapé do vídeo durante sua palestra.

Assim como nas primeiras edições deste congresso, os melhores trabalhos serão escolhidos para fazer parte do próximo livro do Portal da Deficiência Visual. Caso você ainda não tenha lido o livro com os melhores artigos da primeira e segunda edição do congresso, ele está disponível gratuitamente no site www.deficienciavisual.com.br

Pretende-se, portanto, promover um diálogo entre teoria e prática que possibilite discutir e ressignificar conceitos, para que se construam novas formas de se interpretar a deficiência visual, e assim, desenvolver-se novas soluções, aplicáveis e práticas, que nos permitam alcançar resultados diferenciados dos velhos padrões e estigmas, que nos têm levado sempre ao mesmo patamar de desigualdade social.

EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS:

  1. Educação: Engloba todos os relatos de experiências, pesquisas já publicadas ou em andamento, que demonstrem soluções inovadoras, e que possuam aplicação e resultados práticos de sucesso, apresentando formas de serem replicadas em outras partes do mundo.
  2. Inclusão Cultural: Experiências em todas as áreas da cultura ou afins, voltadas a promover o empoderamento, o acesso e o enriquecimento cultural da pessoa com deficiência visual, seja através de auxílios tecnológicos, metodológicos, ou que demonstrem situações de real inclusão da pessoa com deficiência visual através das artes.
  3. Reabilitação: Relatos de experiência e pesquisas em todas as áreas ligadas com o processo de reabilitação das pessoas com deficiência visual, que possuam a característica de trazer diferenciais e inovações que rompam com os paradigmas tradicionalistas.
  4. Inclusão laboral: Pretende-se neste eixo, trazer experiências de sucesso que demonstrem novas possibilidades e áreas de atuação da pessoa com deficiência visual, através da aplicação de tecnologias assistivas e condutas que rompam com o pré-estabelecido, programas de capacitação profissional que trouxeram resultados práticos de inclusão, bem como a valorização de iniciativas empreendedoras de pessoas com deficiência visual.
  5. Recursos tecnológicos: Neste eixo apresentar-se-ão os recursos informáticos ou correlatos, que facilitem a vida das pessoas cegas ou com baixa visão, na realização de atividades cotidianas com autonomia.
  6. Políticas públicas: Neste eixo serão abordados os aspectos da participação e do controle social, com vistas a empoderar as pessoas com deficiência visual para o exercício da democracia participativa.
  7. Relato de experiência: Relatos de pessoas cegas ou com baixa visão, acerca do seu processo de independência, inclusão social, cultural e laboral, aquisição de autonomia, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento de relações familiares. Neste painel serão apresentados relatos pessoais de temas relevantes, que venham a contribuir com o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência visual, seus familiares e profissionais atuantes na área.
  8. Saúde: Neste eixo pretende-se apresentar pesquisas científicas na área da deficiência visual, relacionadas com temas atuais ou que demonstrem prognósticos futuros, a fim de conscientizar a população como um todo acerca das doenças oftalmológicas e outras condições que dão origem à cegueira e à visão subnormal, e quais são os recursos existentes nas ãreas de prevenção e tratamento.
  9. Aspectos Legais: Neste eixo pretende-se discutir a relação teórico-prática da aplicação da legislação das pessoas com deficiência em cada país, com vistas a promover um espaço de informação dos participantes sobre temas que possam contribuir com a inclusão educacional, social e laboral da pessoa com deficiência visual.

Normas de Formatação dos Documentos para Publicação no Livro do Congresso:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS - Máximo 1 página
É a parte inicial do texto que deve fornecer uma visão global da pesquisa realizada e onde devem constar a delimitação do assunto tratado, problema, hipótese, objetivos, justificativa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

DESENVOLVIMENTO: Divide-se em subitens, que variam em função da abordagem do tema. Refere-se ao estudo teórico, à abordagem dos autores ou órgãos e instituições sobre o assunto. O desenvolvimento deve conter um mínimo de 4 páginas e um máximo de 9 páginas, com no mínimo 2 e no máximo 3 subitens e cada subitem deve possuir um mínimo de 2 e um máximo 3 páginas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS - Máximo 1 página

Parte final do texto, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos, hipóteses ou pesquisa. Busca-se conciliar as conclusões com o referencial teórico, seja afirmando ou desconstruindo a teoria.

REFERÊNCIAS

Nelas normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no Referencial teórico e devidamente citada no corpo do texto.

FORMATAÇÃO

  • Margem: Normal
  • Corpo do Texto: Justificado
  • Fonte: Arial ou Times New Roman
  • Tamanho: 12
  • Espaçamento: 1,5 cm
  • Parágrafo: Especial - Primeira linha


Copyright © 2017 - ..:::RADIO CLARIN - A RADIO DO AMOR:::..